Upay – Você no controle do seu negócio

  1. Introdução e Conceitos
    O presente trata dos procedimentos desenvolvidos pela UPAY
    TECNOLOGIA E PAGAMENTOS LTDA, visando identificar e
    acompanhar atividades atípicas e suspeitas dos clientes em operações
    realizadas e, também, a própria pretensão de realizar a operação,
    sendo essencial para proteger a empresa contra ações fraudulentas, nos
    termos que determina a legislação aplicável e de acordo com a previsão
    constante de sua Política de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao
    Financiamento do Terrorismo.
    Para tanto, a definição inicial que apresentamos para a expressão
    “atividades suspeitas” é a seguinte: são operações que se desviam
    do perfil de transações do cliente indicado no Manual de “Conheça Seu
    Cliente’’ e no perfil histórico de transações.
    Para “atividades atípicas” a definição apresentada é: são
    aquelas que fogem da normalidade, seja pelo volume operado em um
    curto período, seja pela peculiaridade da operação etc.
  2. Abrangência
    Estão sujeitos a essa política os membros da Alta Administração,
    todos os colaboradores, bem como seus parceiros e prestadores de
    serviços da UPAY TECNOLOGIA E PAGAMENTOS LTDA.
    Todos os profissionais são responsáveis por reportar informações
    suspeitas que tenha conhecimento sobre possíveis atividades
    fraudulentas de qualquer colaborador, nível hierárquico, fornecedores
    ou qualquer parte associada. Bem como devem assumir o compromisso
    em manter o comportamento ético e íntegro de acordo com o Programa
    de Compliance da UPAY TECNOLOGIA E PAGAMENTOS LTDA.
  3. Comunicação e Treinamento
    A UPAY TECNOLOGIA E PAGAMENTOS LTDA divulgará esse
    conteúdo aos demais públicos relevantes de relacionamento, as
    diretrizes sobre prevenção e combate às fraudes, reiterando os
    princípios que orientam a relação com os stakeholders.
    Todos os funcionários devem ser treinados regularmente sobre a
    política antifraude da empresa e os procedimentos necessários que
    permitam identificar e prevenir fraudes ou qualquer indício de
    atividades ilícitas.
  4. Monitoramento
    Através da área responsável é realizado monitoramento e seleção
    de transações que permitam analisar padrões estranhos e detectar
    possíveis fraudes.
    A política antifraude da empresa será monitorada e avaliada
    continuamente para garantir que esteja atualizada e eficaz, incluindo
    a revisão regular dos controles internos e a identificação de áreas que
    possam precisar de melhorias.
    4.1 Parâmetros utilizados no monitoramento
    Dentre as variáveis analisadas, podemos destacar as seguintes:
    Monitoramento de atualização da conta – Detecção de alterações
    cadastrais, mudanças de senha, telefone, endereço, nome de usuário
    etc.;
    Análise de Comportamento – Analisa o valor das transações, seu
    volume, a natureza, a habitualidade, visando confirmar se estão de
    acordo com o padrão cadastrado;
    Capacidade financeira – Certifica se as transações realizadas
    apresentam compatibilidade com a capacidade financeira e o
    patrimônio do cliente;
    Local utilizado para transação;
    Verificação de operações com pessoas expostas politicamente de
    nacionalidade brasileira e com representantes, familiares ou estreitos
    colaboradores de pessoas expostas politicamente;
  5. Procedimento
    As transações selecionadas e que não possam ser elucidadas
    prontamente, deverão ser submetidas ao colaborador responsável pelo
    relacionamento com o Cliente para ciência, análise, validação e
    apresentação dos esclarecimentos, documentos e elementos adicionais
    que possibilitem uma melhor visão e compreensão da situação em
    análise.
    A partir da resposta obtida do responsável pelo relacionamento,
    que indique que a movimentação financeira se configura como
    suspeita, um relatório será apresentado ao diretor responsável pela
    Política de PLD-CFT que adotará as providências necessárias, convindo
    observar os prazos legais para o procedimento, inclusive, se for o caso,
    com comunicação ao COAF.
    Além do mais, a empresa tomará medidas imediatas para corrigir
    a situação e implementar controles adicionais para evitar que a fraude
    ocorra novamente.
    Caso a resposta seja satisfatória e a transação seja classificada
    como legal, o fato, com as justificativas, também será registrado no
    dossiê de análise.
    O período para a execução dos procedimentos de análise das
    operações e situações selecionadas não pode exceder o prazo de 45
    (quarenta e cinco) dias, contados a partir da data da seleção da
    operação ou situação.
    A análise deve ser formalizada em dossiê, independentemente da
    comunicação ao Coaf.
    5.1 Dossiê das atividades suspeitas e atípicas
    Toda análise das atividades suspeitas e atípicas devem ser
    formalizadas em um dossiê específico. O dossiê ficará sob a
    responsabilidade da Área de Compliance-PLD/CFT. Os arquivos estarão
    salvos na rede interna da UPAY TECNOLOGIA E PAGAMENTOS
    LTDA, com a devida proteção e com acesso restrito.
  6. Comunicação ao COAF
    A decisão de comunicação da transação suspeita pela área
    responsável, deve ser fundamentada com base nas informações
    contidas no dossiê e deve ser realizada até o dia útil seguinte ao da
    decisão de comunicação.
  7. Arquivamento e Registro
    Após as devidas providências citadas acima, o dossiê de cada
    atividade atípica e suspeita será arquivado, em pasta separada e com
    as demais providências eventualmente tomadas.
    As análises apartadas que não geraram comunicação também
    permanecem arquivadas por estabelecimento comercial, com as
    informações e decisões da área responsável. Todos os demais casos
    que tenham sido selecionados, mas considerados normais após análise,
    terão os comentários pertinentes arquivados junto ao próprio sistema.
  8. Atividades Preventivas
    Devido as atividades ilícitas serem de difícil detecção, algumas
    ações podem impedir esse tipo de operação, sendo elas:
    Conhecer o seu cliente: Ações previstas na Política de Conheça
    seu Cliente, a qual estabelece um conjunto de regras e procedimentos
    internos com o objetivo de conhecer seus clientes, visando identificar
    o perfil de risco, capacidade financeira, natureza dos seus negócios,
    bem como compreender a motivação para contratação de seus
    serviços.
    Conhecer os funcionários: Aos funcionários que desempenham
    atividades relacionadas com atendimento a clientes, manuseio de dinheiro, controle de informações e processamento de transações, a
    UPAY TECNOLOGIA E PAGAMENTOS LTDA será cautelosa quanto a
    seleção destes, estabelecendo normas e controles
    operacionais. Sendo responsabilidade da Área de Prevenção a Fraude
    acompanhar alterações inusitadas nos padrões de vida e de comportamento
    de seus funcionários ou qualquer operação realizada por empregados,
    contrária aos procedimentos considerados normais.
    Conhecer os parceiros: a UPAY TECNOLOGIA E PAGAMENTOS
    LTDA adota procedimentos que permitem a obtenção, a verificação e a
    validação da autenticidade de informações de identificação e
    qualificação dos parceiros e prestadores de serviços terceirizados,
    compatíveis com o perfil de risco e com a natureza da relação de
    negócio.
  9. Sanções e Violações
    O descumprimento de quaisquer diretrizes estabelecidas nesta
    Política estará sujeito a sanções disciplinares, medidas administrativas
    e/ou criminais, sem prejuízo de outras penalidades ou medidas
    cabíveis de acordo com a legislação vigente. As penalidades serão
    avaliadas levando em conta a gravidade do evento e seus respectivos
    impactos.
  10. Aprovação e Vigência
    A presente Política foi aprovada no dia 11/07/2024, pelos
    membros componentes da Alta Administração, entrando em vigência
    na data da sua aprovação.
    A vigência desta Política é indeterminada, podendo ser substituído
    apenas por uma versão atualizada.
    Esta política, assim como todos os procedimentos e regras de comportamento fraudulento serão revistos e atualizados anualmente.
  11. Conclusão
    A UPAY TECNOLOGIA E PAGAMENTOS LTDA comprometida
    com a segurança e lisura das operações dos estabelecimentos
    comerciais, estabeleceu diretrizes e procedimentos de monitoramento
    e prevenção contra fraudes, através de um processo planejado,
    implementado e mantido pelos responsáveis e demais colaboradores
    para fornecer segurança razoável quanto à realização dos seus
    serviços, no que se refere à confiabilidade, efetividade e eficiência das
    operações e conformidade com leis e regulamentos aplicáveis.